Godofredo Viana

Maranhão

História de Godofredo Viana - MA

Godofredo Viana - MA

O ATUAL Município teve origem em uma colônia agrícola, situada no caminho que ligava Turiaçu a Carutapera. Aí surgiu o povoado com o nome de Laranjal, Em virtude do plantio de laranjas, feito por Gregório Correia.

Em 1969, o comércio local era representado por 31 estabelecimentos, em 1970 já possuía boa renda, apesar do pequeno movimento.

O topônimo é homenagem prestada a Godofredo Viana tribuno, político e jurista proeminente.

Gentílico: godofredense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Godofredo Viana, pela lei estadual nº 2374, de 09-06-1964, desmembrado de Cândido Mendes, sede no atual distrito de Godofredo Viana ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Godofredo Viana e Aurizona. Desmembrado de Cândido Mendes. Instalado em 15-11-1965.

Em divisão territorial datada de 01-01-1979, o município é constituído de 2 distritos: Godofredo Viana e Aurizona.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.