Estreito

Maranhão

História de Estreito - MA

Estreito Maranhão - MA

Os primeiros devassadores do território se fixaram em terras de propriedade de fazendeiros carolinenses, ali desenvolvendo a lavoura e, mais tarde, a pecuária. Dentre os primeiros do povoamento, destacou-se o senhor Virgílio Rodrigues Franco que muito contribui para a formação do promissor núcleo da Pre-Amazônia.

A história da povoação há que se dividir em duas fases distintas: na primeira, surge o rio Tocantins como fator de desenvolvimento, já que a aquisição de mercadorias e o escoamento da produção só eram possíveis por via fluvial, fato que impulsionou o progresso; e na segunda, aparece a estrada Belém-Brasília, responsável pelo grande crescimento sócio-econômico ali verificado, transformando a Vila, em pouco tempo, em um dos mais importantes lugares do Estado.

Gentílico: estreitense

Distrito criado com a denominação de Paranaidji, pela lei estadual nº 269, de 31-121948, subordinado ao município de Carolina.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Paranaidji figura no município de Carolina.

Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Vargas, pela lei estadual nº 1304, de 27-12-1954, desmembrado de Carolina. Sede no ex-povoado de Paranaidji. Constituído do distrito sede.

Pelo Acórdão do Superior Tribunal Federal de 06-05-1957, é extinto o município, voltando Presidente Vargas à categoria de distrito do município de Carolina com a denominação de Paranaidji.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Paranaidji, figura no município de Carolina.

Assim permaneceu em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Estreito, pela lei estadual nº 4416, de 12-05-1982, desmembrado de Carolina. Sede no atual distrito de Estreito ex-Paranaidji. Constituído de 3 distrtios: Estreito, São Bartolomeu e São Pedro dos Crentes. Instalado em 09-07-1982. Os distritos foram criados com a mesma lei do município.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede. Não aparecendo os distritos, de São Bartolomeu e São Pedro dos Crentes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distritais
Paranaidji para Presidente Vargas alterado, pela lei estadual nº 1304, de 27-12-1954.Presidente Vargas para Paranaidji alterado, pela lei do Superior Tribunal Federal de 06-051957.

Paranaidji para Estreito alterado, pela lei estadual nº 4416, de 12-05-1982.