Cantanhede

Maranhão

História de Cantanhede - MA

Cantanhede Maranhão - MA

O início de sua povoação é quase obscura, mas sabe-se que foram os portugueses seus primeiros habitantes e que, em 1902, o povoado já contava com cerca de 20 habitantes.

Os portugueses deram-lhe o nome de Cantanhede em homenagem a vila existente no País, com a mesma denominação.

Só a partir de 1914, com a chegada da Estrada de Ferro São Luís-Teresina, foi que o povoado começou a desenvolver-se.

Gentílico: cantanhedense

Distrito criado com a denominação de Cantanhede, pela lei estadual nº 269, de 3112-1948, subordinado ao município de Itapecuru-Mirim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cantanhede figura no município de Itapecuru-Mirim.

Elevado à categoria de município cm a denominação de Cantanhede, pela lei estadual nº 757, de 24-12-1952, desmembrado de Itapecuru-Mirim. Sede no antigo distrito de Cantanhede ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.