Santa Isabel

Goiás

História de Santa Isabel - GO

O povoamento de Santa Isabel teve início por volta de 1947, quando José Camelo de Faria, alcunhado José Cearense, procedente de Castrinópolis Jaraguá, adquiriu parte da fazenda Terra Branca, estabelecendo-se ali com sua família.

Posteriormente, vieram várias famílias, procedentes de Minas Gerais e Bahia, atraídas pela fertilidade das terras e pelas notícias da promissora região, formando-se o lugarejo voltado para a exploração da agropecuária.

Em 1949, já com vários estabelecimentos comerciais, José Camelo de Faria procedeu ao loteamento de parte de suas terras para a fundação do povoado que recebeu o nome de Santa Isabel, em homenagem à esposa do fundador e à padroeira local.

Mais tarde deu-se nova doação para edificação da Igreja Católica de Santa Isabel.

Distrito criado com a denominação de Santa Isabel (ex-povoado) pela Lei Municipal n.º 21, de 16-11-1960, subordinado ao município de Jaraguá.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Jaraguá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Isabel pela Lei Estadual n.º 9.187, de 14-05-1982, desmembrado de Jaraguá. Sede no antigo distrito de Santa Isabel (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei n.º 14, de 12-02-2014, é criado o distrito de Cirilândia e anexado ao município de Santa Isabel.

Em divisão territorial datada de 2015, o município é constituído de 2 distritos: Santa Isabel e Cirilândia.

Assim permanecendo em divisão territorial de 2017.