Santa Fé De Goiás

Goiás

História de Santa Fé De Goiás - GO

Segundo relatos de moradores, no início no ano de 1943, os senhores Paulo Barbosa de Souza e Manoel Nery Ferreira saíram da cidade de Fazenda Nova com a intenção de buscar por novas terras. Assim ao chegarem a um local calmo e de terra produtiva, os mesmos instalaram residência, dando início assim a um povoado.

No ano de 1945, outras famílias chegaram ao lugar, como as de Joaquim Baiano, José Tomé, Maria Borges e outros. Já em meados de 1949, construíram um rancho de palha que servia de escola e igreja, sendo que a primeira missa foi celebrada pelo Padre José. Por causa da grande fé que da pequena população e com a intenção de fundar uma cidade, o senhor Paulo Barbosa escreveu em um pedaço de tábua o nome Santa Fé do Paraíso e colocou na entrada do pequeno povoado.

Distrito criado com a denominação de Santa Fé pela Lei Municipal n.º 216, de 18-05-1957, subordinado ao município de Goiás.

Pela Lei Estadual n.º 2.116, de 14-11-1958, é desmembrado do município de Goiás o distrito de Santa Fé, para formar o município de Jussara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Santa Fé permanece no município de Jussara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Fé de Goiás, pela Lei Estadual n.º 10.417, de 01-01-1988, teve a execução desta Lei suspensa pela Medida Cautelar n.º 1.576, de 15-07-1988, até o definitivo julgamento da representação, desmembrado de Jussara e Britânia. Sede no atual Santa Fé de Goiás (ex-Santa Fé). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.