Gouvelândia

História de Gouvelândia - GO

Gouvelandia
Goiás - GO

Em meados de julho de 1950, o pioneiro Sr. João de Oliveira Gouveia, mineiro de Ituiutaba, chega juntamente com sua família para fixar residência em terras adquiridas às margens do Córrego da Vertente Grande, dando início a um progressivo ciclo de povoamento da região.

As famílias continuavam chegando e se instalando às margens do Rio Paranaíba, surgindo a necessidade de se montar uma pequena balsa para facilitar a travessia de Goiás para Minas Gerais. Em pouco tempo, formou-se um povoado que recebeu o nome de Porto Novo, e mais tarde passou a se chamar Gouvelândia.

Em 1952, chega à região outro importante personagem da história de Gouvelândia: Sr. Antônio Franco Barbosa, que juntamente com outros pioneiros fundaram a Navegação Minas Goiás S/A, afim de facilitar o intercâmbio comecial entre os municípios dos dois Estados.

Gentílico: gouvelandense

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Gouvelândia, pela Lei Municipal nº 315, de 24-08-1963, subordinado ao município de Quirinópolis. Instalado em 08 de março de 1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito figura no município de Quirinópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Gouvelândia, pela Lei Estadual nº 10.394, de 30-12-1987, desmembrado de Quirinópolis. Sede no antigo distrito de Gouvelândia.Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.