São Salvador Do Tocantins

História de São Salvador Do Tocantins - TO

São Salvador do Tocantins
Tocantins - TO

Na década de 1970, surgiu um aglomerado humano de lavradores à margem do rio Tocantins, no ponto de travessia da ligação entre Paranã e Palmeiropólis.

A população é formada por originários principalmente dos estados do Maranhão, Minas Gerais e Ceará e conta também com presença de italianos.

Os primeiros moradores foram Isidoro, Luis Polidoro, Venceslau Ferreira e outros.

Tem o mesmo nome do córrego São Salvador que percorre o município.

O complemento "do Tocantins" foi adotado para diferenciar de São Salvador, capital da Bahia.

Distrito criado com a denominação São Salvador de Goiás, pela Lei Estadual nº 10421, de 01-01-1988, subordinado ao município de Palmeirópolis.

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de São Salvador de Goiás, figura no município de Palmeirópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Salvador do Tocantins, pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada em seus limites, pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1998, desmembrado do município de Palmeirópolis.

Sede no atual distrito de São Salvador do Tocantins (ex-São Salvador de Goiás).

Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
São Salvador de Goiás para São Salvador do Tocantins, alterado pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada em seus limites, pela lei estadual nº 498, de 21-12-1998.