Porto Alegre Do Tocantins

História de Porto Alegre Do Tocantins - TO

Porto Alegre do Tocantins
Tocantins - TO

Terminado o ciclo do ouro, começaram a surgir rebanhos de gado, que atravessaram de barco o Rio Manoel Alves, num local que ficou conhecido como Porto Alegre, e que deu origem à formação de um povoado, cujo fundador foi Francisco Araújo de Carvalho.

No ano de 1961, na Fazenda Beira Rio, Gabriel Cardoso e Raimunda Cardoso, juntamente com os afro-descendentes das comunidades quilombolas de São Joaquim e Lajinha foram os primeiros moradores do lugar. O povoado foi crescendo com a chegada de mais famílias até que, em 14 de janeiro de 1988 foi criado o Município de Porto Alegre do Tocantins.

Gentílico: porto-alegrense

Em 14 de janeiro de 1988 foi criado o Município de Porto Alegre do Tocantins, desmembrado do Município de Almas. Instalado em 1º de janeiro de 1989.