Novo Jardim

História de Novo Jardim - TO

Novo Jardim
Tocantins - TO

Em 1932, proveniente do Estado da Bahia, veio a família Araújo e fixou moradia à margem esquerda do Córrego Sermão, na fazenda Jardim. Segundo antigos moradores da fazenda, na época, havia um grande surto de malária, e toda aquela família contraiu a doença, falecendo a maioria de seus membros, e indo embora dali os seus remanescentes.

Outros moradores vieram, dando início à povoação do lugar que ficou conhecido por povoado Francisca Félix da Silva e Raimundo Coelho de Amorim. Em 1958, veio Francisco Aires Cavalcante com sua mulher Maria Aires. Em 1962, Aníbal Cavalcante Cerqueira e sua mulher Anorelina Cerqueira e os filhos Maria Alves, Wadson, Maria e Mary Cerqueira, família esta que foi bem recebida pelo Coronel Abílio Wolney, proprietário da Fazenda Jardim, onde moravam Abelino Coelho Cirqueira e sua mulher Ivanilde Aires Cirqueira.

Anorelina era professora e lecionava em sua casa. Os pais de alunos começaram a construir seus barracos nas proximidades da "casa-escola". Com a vinda de mais alunos, foi necessário providenciar um barracão coberto com palha que foi construído em mutirão. Assim, a população do povoado Araújo foi aumentando até que, em 1968, Aníbal foi ao prefeito convencendo-o a adquirir cinco alqueires de terra para sediar o povoado, que já merecia ser distrito.

A área foi comprada de Hagaus Araújo e Silva, então proprietário da Fazenda Jardim. A comunidade passou a se chamar Povoado Novo Jardim. Um chafariz foi construído, no local onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Uma nova escola foi construída, onde hoje funciona a Prefeitura. Depois foi reformada. Seus professores foram Alexandre Batista Cirqueira, Aníbal Cavalcante Cerqueira, Dejanira, Evangelina Aires de Melo e Lindaura Lopes Cardoso. Adelci Aires Cirqueira, Alzira do Nascimento Evangelista e Valnizia Freire de Barros foram seus auxiliares de serviços gerais e merendeiras.

Gentílico: novo-jardinense

Pela Lei nº 251, de 20 de fevereiro de 1991, foi criado o Município de Novo Jardim, instalado em 1º de janeiro de 1993.