Cariri Do Tocantins

História de Cariri Do Tocantins - TO

Cariri do Tocantins
Tocantins - TO

Segundo informações das primeiras famílias, por volta da década de 1950 chegou com sua família à região Sebastião Rodrigues Nepomuceno, conhecido por Carriri, e construiu sua morada, uma casa com paredes de pau-a-pique coberta com palha. Contam, a viúva e toda a família de Sebastião Cariri, que somente eles habitavam o local e que por não encontrarem meios de sobrevivência foram para o Pará.

Ao retornarem depois de dois anos, encontraram o lugar habitado pelos Poncianos que também construíram suas casas, por volta de 1960.

Segundo os Poncianos, foram João Bandeira e Paulo Coroneiro que tiveram a idéia de iniciar uma povoação. No início um pequeno aglomerado humano, mas que foi crescendo pouco a pouco, tomando um aspecto de povoado, principalmente com a construção da Belém - Brasília, BR-153, hoje Avenida Bernardo Sayão que divide a cidade ao meio.

Seu nome tem origem no apelido de Sebastião Rodrigues Nepomuceno, o Carriri, seu fundador. O complemento "do Tocantins" foi adotado para diferenciar de Cariri, cidade do Ceará, já existente na data de criação do município.

Gentílico: carirense

Cariri tornou-se distrito pertencente a Gurupi, condição que permaneceu até o início de 1991.

Em 20 de fevereiro de 1991, em conformidade com a Lei nº 251, foi criado o município de Cariri, instalado em 1° de janeiro de 1993.