Alvorada

História de Alvorada - TO

Alvorada
TOCANTINS - TO

Em 1954 num local denominado Cabeceira da Anta, Jorge Figueiras estabeleceu-se com uma pensão e casa comercial no entroncamento das estradas que demandavam a Peixe e Porangatu. em 1955, em virtude da construção da rodovia Belém-Brasília, BR-153, instalou-se no local um acampamento da empresa Rodobrás, chefiado por Adjulio Baltazar, fato que atraiu novos moradores, dando início à povoação da Alvorada.

Jorge Figueiras, Adjúlio Baltazar e Teotônio Rufino Segurado, este último ali morador já havia mais de trinta anos, reuniram-se e lotearam a área á margem do traçado da futura rodovia.

Segundo a tradição oral, o nome se deve ao fato de ter sido Alvorada considerada o portal do antigo Norte Goiano, constituindo-se na primeira parada para os viajantes procedentes do Sul. quando se tornou distrito, passou a se chamar Alvorada do Norte. o complemento "do Norte" foi adotado para diferenciar de alvorada, cidade do Rio Grande do Sul já existe na data da criação do município. Com a criação do Estado de Tocantins passou a se chamar Alvorada do Tocantins.

Gentílico:alvoradense

O povoado tornou-se o distrito de alvorada do Norte em 28/02/1963 e em virtude da lei Estadual n° 45.262, de 11 novembro de 1963, elevou o povoado de Alvorada à categoria de Município. Desmembrado do município de Peixe e instalado em 1° de janeiro de 1964, sendo seu primeiro prefeito eleito, o Sr. Nereu de Souza Lima.