Turmalina

História de Turmalina - SP

Turmalina
São Paulo - SP

O Município de Turmalina foi fundado em 06 de agosto de 1948 pelo senhor José de Andrade, popularmente conhecido como Zequinha de Andrade e seus colaboradores Jerônimo Trazzi, Antonio Jonas de Menezes, Aurélio Natani, Américo Natani, Antonio Alves Ferreira, Antonio Pontife.

O Município tem esse nome, graças a uma pedra semipreciosa de nome turmalina garimpada no Mato Grosso pelo irmão de Zequinha, o senhor Clarismundo Francisco de Andrade, que em homenagem a esta pedra denominou o povoado de Turmalina.

Os moradores que aqui viviam, plantavam algodão, café, milho, arroz, e a principal cultura era o café. Essa atividade atraiu novas famílias que vieram em busca de trabalho.

Com o passar do tempo e mudanças na estrutura econômica, muitas famílias que residiam em fazendas e lá trabalhavam foram dispensados desses trabalhos e foram para a cidade morar, passando a trabalhar como rurais volantes.

Gentílico:

Formação Administração

Através da Lei Estadual nº 5285 de 18 de fevereiro de 1959, Turmalina foi elevada à categoria de distrito e a instalação ocorreu no dia 12 de junho de 1959.

Pela Lei nº 8092 de 28 de fevereiro de 1964, Turmalina foi elevada à categoria de município, mas em virtude da Revolução Militar de 1964 a instalação do município e as eleições municipais aconteceram somente em 22 de março de 1965.