São Sebastião Da Grama

História de São Sebastião Da Grama - SP

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA SÃO PAULO
HISTÓRICO
Em 1871, as famílias Manoel Camilo e José Camilo chegaram à região e, notando a fertilidade do solo, clima e nascente de águas cristalinas, construíram um rancho e, ali se estabeleceram, transferindo-o de local, mais tarde, pouco mais baixo, à margem esquerda do riacho que denominaram de Córregos das Anhumas devido à grande quantidade desses pássaros existente na região.

Poucos anos depois o trânsito de tropeiros tornou-se constante e como a pastagem era formada apenas por gramíneas, denominaram-no Pouso da Grama.

Por provisão do Bispo de São Paulo, foi erigida uma capela sob a invocação de São Sebastião, em 1877, passando a povoação a chamar-se São Sebastião da Grama.

Cerca de vinte anos depois, foi elevada à categoria de Distrito com o nome de Grama, mantendo este, mesmo quando tornou-se Município, em 1925. O nome primitivo, São Sebastião da Grama, somente foi restaurado em 1948.

GENTÍLICO: GRAMENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com sede na povoação de São Sebastião e a denominação de Grama por Lei Estadual nº 452, de 12 de novembro de 1896.

Transferido do Município de Caconde para o de São José do Rio Pardo por Lei Estadual nº 558, de 20 de agosto de 1898.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Distrito de Grama figura no Município de São José do Rio Pardo.

Elevado à categoria de Município pela Lei Estadual nº 2072, de 04 de novembro de 1925, desmembrado de São José do Rio Pardo. Constituído do Distrito sede. Sua instalação verificou-se no dia 20 de janeiro de 1926.

Em divisão referente a 1933, Grama figura no Município do mesmo nome, Grama.

Passou a denominar-se São Sebastião da Grama por força da Lei Estadual nº 233, de 24-XII-1948, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1949-53, composto apenas de 1 Distrito, São Sebastião da Grama, comarca de São José do Rio Pardo, assim permanecendo no fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para 1954-58.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

ALTERAÇÕES TOPONÍMICAS MUNICIPAIS
Grama para São Sebastião da Grama. Por força da Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948.