São Pedro Do Turvo

História de São Pedro Do Turvo - SP

SÃO PEDRO DO TURVO SÃO PAULO
HISTÓRICO
Em 1851, procedentes de Alfenas-MG, a família de José Teodoro de Souza, e outras, atingiram a região do Paranapanema, junto ao rio Turvo, ali se estabelecendo. A povoação teve início com a construção de uma capela em homenagem a São João Batista, nas terras compreendidas entre dois córregos, que denominaram de São João, o maior, e São Pedro.

Formado o povoado, João Teodoro de Souza, proprietário de vasto latifundio, doou um quarto de légua de terras do patrimônio, onde foi criado, anos depois a freguesia de São Pedro dos Campos Novos do Turvo.

A economia local desenvolveu-se através da comercialização dos produtos destinados aos habitantes do Bairro Parapanema.

Por volta de 1876 estabeleceu-se o comerciante Português José Ferreira da Silva, influente político, que obteve a emancipação político-administrativa da antiga freguesia, elevando-a à condição de Município, com o nome de São Pedro do Turvo.

GENTÍLICO: SÃO-PEDRENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com denominação de São Pedro de Campos Novos do Turvo por Lei Provincial nº 4, de 5 de julho de 1875; transferido do Município de Lençois para o de Santa Cruz do Rio Pardo por Lei Provincial n.º 6, de 24 de fevereiro de 1876.

Elevado à categoria de Município com a denominação de São Pedro do Turvo por Decreto-lei Estadual nº 181, de 29 de maio de 1891, desmembrado de Santa Cruz do Rio Pardo. Constituído do Distrito sede, São Pedro de Campos novos do Turvo.

Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município se denomina São Pedro do Turvo e se compõe de 1 só Distrito, São Pedro do Turvo.

Lei Estadual nº 2228, de 26 de novembro de 1928 incorpora o Distrito de Caçador ao Município de São Pedro do Turvo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de São Pedro do Turvo se compõe de 2 Distritos: São Pedro do Turvo e Caçador.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de São Pedro do Turvo pertence ao termo judiciário de Santa Cruz do Rio Pardo, da comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, e se divide em 2 Distritos: São Pedro do Turvo e Caçador.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de São Pedro do Turvo é composto dos Distritos de São Pedro do Turvo e Caçador.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de São Pedro do Turvo ficou composto dos Distritos de São Pedro do Turvo e Ubirajara ex-Caçador, comarca de Santa Cruz do Rio Pardo.

No quadro fixado para vigorar em 1949-53, o Município de São Pedro do Turvo figura apenas com 1 Distrito, São Pedro do Turvo.

Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembra do Município de São Pedro do Turvo o Distrito de Ubirajara ex-Caçador.

Assim permanece o quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456,de 30-XII-1953 para o período 1954-58, o Município de São Pedro do Turvo se compõe de 1 Distrito, São Pedro do Turvo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.