Santa Rita Do Passa Quatro

História de Santa Rita Do Passa Quatro - SP

SANTA RITA DO PASSA QUATROSÃO PAULO
HISTÓRICO
Em 1820, poucas pessoas habitavam a região, contando-se entre elas Antônio Jacinto Nogueira e sua Família. Em 1839,mudou-se de Pouso Alegre, Minas Gerais, para o trecho da margem direita do Rio Mogi-Guaçu, entre os afluentes Claro e Bebedouro, o Alferes de Milícia José Vieira da Fonseca, acompanhado dos genros Ignácio Ribeiro do Vale, Luiz Ribeiro da Fonseca, Julião Ribeiro Salgado e, mais tarde, Antônio Manoel de Palma e Francisco Ferreira da Rocha.

A região foi sendo povoada e, em 1860, Ignácio Ribeiro do Vale e seu filho Deocleciano Ribeiro, fundaram Santa Rita em terras pertencentes, na época, ao Município de São Simão.

O patrimônio deveria ser plantado no ponto intermediário entre as fazendas Bebedor, Boa Vista e Dos Veados. Todavia, a pedido de Dona Rita Ribeiro Vilela, uma das doadoras, o local escolhido foi uma colina contornada pelo córrego Santa Rita, pela maior proximidade e abundância de águas.

O povoado recebeu o nome de Santa Rita, em homenagem à doadora e a denominação Passa Quadro foi acrescida, em virtude de a estrada primitiva que demandava à cidade de Piraçununga, cortar em quatro pontos o córrego de igual nome.

Construída pequena capela dedicada à Santa Rita de Cássia, provisionada em 1862. Em 1938, passou a denominar-se Santa Rita, voltando a chamar-se Santa Rita do Passa Quatro, em 1944. Passou a Estância Climática, através da Lei n.º 719, de 1º de julho de 1950.

GENTÍLICO: SANTA-RITENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito de Santa Rita do Passa Quatro, criado por Lei Provincial n.º 36, de 10 de abril de 1866; transferido do Município de São Simão para o de Belém do Descalvado ( depois Descalvado), e deste último Município para o de Casa Branca por Lei Provincial n.º 65, de 10 de abril de 1870, e para o de Pirassununga pela de n.º 3, de 5 de julho de 1875.

Vila criada por Lei Provincial n.º 34, de 10 de março de 1885. Desmembrada do Município de Pirassununga. Cidade por Lei Municipal de 8 de setembro de 1894.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Santa Rita do Passa Quatro se compõe de 2 Distritos: Santa Rita do Passa Quatro e Santa Cruz da Estrela, assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual n.º 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Santa Rita do Passa Quatro compreende o único termo judiciário da comarca de Santa Rita do Passa Quatro e se divide igualmente em 2 Distritos: Santa Rita do Passa Quatro e Santa Cruz da Estrela.

Pelo Decreto Estadual n.º 9775, de 30 de novembro de 1938, a comarca, termo, Município e o Distrito de Santa Rita do Passa Quatro passaram a denominar-se simplesmente Santa Rita.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14334, de 30 de novembro de 1944, a comarca, o termo, o Município e o Distrito de Santa Rita voltaram a denominar-se Santa Rita do Passa Quatro.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei 14334,, para vigorar em 1945-1948, o Município de Santa Rita do Passa Quatro ficou composto dos Distritos de Santa Rita do Passa Quatro e Jacirendi, comarca de Santa Rita do Passa Quatro, assim permanecendo nos quadros fixados pelas Leis Estaduais ns.º 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-53 e 1954-58. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.