História de Panorama - SP

O povoado de Panorama foi criado no município de Paulicéia, com terras desmembradas do distrito de Gracianópolis. O projeto da extensão ferroviária da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, foi o causador do desenvolvimento do município.

Do mês de junho a novembro, época das secas, formava-se no Rio Paraná, em frente à cidade de Panorama, uma grande e bela ilha muito frequentada por turistas dos municípios vizinhos. O rio, a ilha e a magnífica topografia do terreno em que se localiza o município apresentam uma bela paisagem panorâmcia originando daí o seu nome.

Foi elevado a distrito pela Lei nº 233 de 24 de dezembro de 1948. Pela Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953 foi elevado à Município, tendo sido instalado em 1º de janeiro de 1955. Pertencia à comarca de Dracena com um único aglomerado o distrito de Panorama.