Piaçabuçu

Alagoas

História de Piaçabuçu - AL

Piaçabuçu Alagoas - AL

O início da formação do povoado data dos primeiros tempos da exploração do baixo São Francisco. Era o local o ponto preferido pelos que atravessavam o Rio São Francisco, quando viajavam por terra para Pernambuco e Bahia.

Consta que o português André Dantas, tendo um grupo de homens sob as suas ordens, entre 1660 e 1670, penetrou no Município, em 10 de outubro, dia em que se comemora a conservação de São Francisco de Borja. Com palha de palmeira construiu-se pequena barraca, dando-lhe a forma de igreja, em honra daquele santo. Assim, surgiu o povoado. O nome é antiguíssimo e vem desde o início do povoamento. Tem origem indígena: piaçava (palmeira). guassu, grande. Foi motivado pela abundância de palmeiras.

Em maio de 1882 foi elevado à categoria de Vila, sendo desmembrado do Município de Penedo.

Gentílico: piaçabucuense

Distrito criado com a denominação de Piaçabuçu, pela lei provincial nº 539, de 11-071859.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Piaçabuçu, pela lei provincial nº 866, de 31-05-1882, desmembrado de Penedo. Sede na antiga povoação de Piaçabuçu. Instalado em 0701-1833.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.