Monte Castelo

São Paulo

História de Monte Castelo - SP

Em 1946, Ricardo Tognon, Manoel dos Santos Esgalha e Alfredo Potumati idealizaram a fundação de um povoado. Depois de estudadas as possibilidades ficou resolvido que o povoado seria localizado na curva da estrada que liga Andradina e Tupi Paulista, ex Gracianópolis, a 12 km do rio Feio e se chamaria "Galante"
Um ano depois, em 1947, foram construidas as primeiras casas, chegaram os promeiros povoadores: Joaquim Dias, Altino Cruz, Osório de Almeida e Pedro Nolasco, o primeiro comerciante. As terras férteis para a lavoura onde se plantam os cafezais, algodão, milho e arroz contribuíram para o desenvolvimento do povoado.

Com seu crescente progresso, surgiu a idéia de elevar o povoado a distrito de paz, o que conseguiram pela promulgação da Lei Quinquenal nº 233 de 24 de dezembro de 1948, instalado em 1º de janeiro de 1949, com o nome de Monte Castelo, em homenagem aos pracinhas brasileiros que lutando pelos nossos ideais, tombaram nos campos de batalha, em Monte Castelo, na Itália.

Com a fertilidade de seu solo onde as culturas de cereais davam certa solidez econômica fomentando rápido progresso, o distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município, na comarca de Tupi Paulista com território desmembrado do respectivo distrito, pela Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954.

Neste mesmo ano, a 3 de outubro, realizaram-se as primeiras eleições sendo eleito prefeito Manoel dos Santos Esgalha, um dos fundadores do município.