Lavínia

História de Lavínia - SP

LAVÍNIA SÃO PAULO
HISTÓRICO
No território compreendido entre os rios Tietê e Aguapeí, de um lado os ribeirões Claro e Água Fria e de outro ribeirão 15 de janeiro, por volta de 1993 o Coronel Joaquim Franco de Mello adquiriu uma área de oito mil alqueires de terra, separando uma parte na qual implantou um loteamento com o nome de Núcleo Colonial de Mimosa.

Grande parte dos lotes vendidos a imigrantes japoneses, lutando o desbravador para que a estrada de Ferro Noroeste do Brasil ali construísse uma estação de parada.

O povoado que se formou recebeu inicialmente o nome de Distrito policial de Perobal até a criação do Distrito de Paz, em setembro de 1938, com a denominação de Lavínia, em homenagem à mulher de seu fundador, Dona Lavínia Dauntre Salles de Mello.

Lavínia foi elevado a Município em novembro de 1944, com os Distritos da sede e de Tabajara.

GENTÍLICO: LAVINENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Lavínia, por Decreto no 9775, de 30 de novembro de 1938, no Município de Valparaíso, o Distrito de Lavínia, com território desmembrado do Distrito da Sede do Município de Valparaíso.

Em 1939-1943, o quadro que foi fixado pelo referido Decreto Lei Estadual no 9775, o Distrito de Lavínia figura no Município de Valparaíso.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lavínia, por Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, desmembrado de Valparaíso e Araçatuba, com Sede na Vila de Lavínia. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1945.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei 14334, para vigorar em 1945-1948, o Município de Lavínia ficou composto de 1 distrito Lavínia e pertence ao têrmo e comarca de Valparaíso.

Figura no quadro fixado pela lei no 233, de 24 de dezembro de 1948, para vigorar em 1949-1953, composto dos Distritos de Lavínia e Tabajara, comarca de Valparaíso, e no fixado pela Lei no 2456, de 30 de dezembro de 1953, para 1954-1958 composto dos mesmos Distritos, porém na comarca de Mirandópolis.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Lavínia e Tabajara.

Assim permanecendo em Divisão Territorial datada de 15-VII-1999.