Ferraz De Vasconcelos

História de Ferraz De Vasconcelos - SP

No princípio dêste século foram chegando os primeiros povoadores da região. Vieram atraídos pela fertilidade da terra e pelas condições climatéricas da região, pois êstes fatôres propiciavam o cultivo de frutas.

O Bairro do Tanquinho foi o primeiro local a receber os membros da família Leite, os primeiros fruticultores que se fixaram no município.

Prosperou e progrediu muito a região chegando a atrair para ali as atenções da Cia . Agrícola e Territorial Romanópolis. A referida Companhia adquiriu, ao longo da via férrea, grande quantidade de terras.

Planejado e executado o plano traçado surgiu a Vila Romanópolis, que mais tarde passou a denominar-se Ferraz de Vasconcelos.

O povoado desenvolveu-se e prosperou mas a população lutava com um problema de vital importância para o progresso do lugar: apesar da região ser cortada pelo traçado da E. F. C. B., ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, não possuía uma estação ferroviária que possibilitasse o embarque de pessoas e mercadorias diretamente para a Capital do Estado, da qual distava, apenas, pouco mais de 30 quilômetros.

Ingentes esforços foram despendidos pelos moradores locais, a fim de alcançar o seu intento, mas a E. F. C. B . denegou o pedido para o assentamento de uma estação naquela localidade.

A Cia. Romanópolis resolveu, a suas expensas, construir e oferecer ao povo a estação que no dia 29 de julho de 1926 foi inaugurada, e em homenagem póstuma ao Engenheiro Ferraz de Vasconcelos, chefe do 2.0 distrito do Tráfego da E. F. C. B., recebeu o seu nome.

Distrito criado com a denominação de Ferraz de Vasconcelos, pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, subordinado ao município de Poá.

Em divisão territorial datada 1-VII-1950, o distrito de Ferraz de Vasconcelos figura no município de Poá.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ferraz de Vasconcelos, pela Lei Estadual n.º 2.456, de 30-12-1953, desmembrado do município de Poá. Sede no atual distrito de Ferraz de Vasconcelos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 3.198, de 23-12-1981, foram criados os distrito de Santa Margarida Paulista e Santo Antonio Paulista e anexados ao município de Ferraz de Vasconcelos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Ferraz de Vasconcelos, Santa Margarida Paulista e Santo Antonio Paulista.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.