Euclides Da Cunha Paulista

História de Euclides Da Cunha Paulista - SP

EUCLIDES DA CUNHA PAULISTA - SÃO PAULO

HISTÓRICO

No início da década de 60, com a chegada da Companhia Camargo Correia, responsável pela construção do "Ramal de Dourados", da "Estrada de Ferro Sorocabana", foi montado um acampamento , localizado a 4 mil metros do local da atual cidade, que passou a ser denominada "Cacipore", que na lingua Tupi Aruaco e Ianomâmi, significa chefe supremo, chefe da alma, espirito externo do corpo, alma espirito do defunto, parte externa do homem que não morre.

Em 15 de setembro de 1965, com a inauguração do "Ramal Dourados", oficializou-se a fundação do povoado que passou a chamar-se "Porto Euclides da Cunha", em homenagem ao escritor carioca, pessoa conhecida e admirada por um dos fundadores, José Joaquim Mano.

O Distrito de Euclides da Cunha Paulista foi criado em 23 de dezembro de 1991, com sede no povoado do mesmo nome e território desmembrado do município de Teodoro Sampaio.

Foi elevado a município em 09 de janeiro de 1990.

GENTILICO: EUCLIDENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Distrito criado com a denominação de Porto Euclides da Cunha, ex-povoado, pela Lei nº 3198, de 23-12-1981, subordinado ao município de Teodoro Sampaio.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Euclides da Cunha pertence ao município de Teodoro Sampaio.

Elevado à categoria de município com a denominação de Euclides da Cunha Paulista pela Lei Estadual nº 6645, de 09-01-1990, desmembrado de Teodoro Sampaio. Sede no atual distrito de Euclides da Cunha ex-povoado. Constituido do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1955, o município é constituido do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.