Dolcinópolis

História de Dolcinópolis - SP

Dolcinópolis
São Paulo - SP

A história do Município de Dolcinópolis, assim como a de tantos outros municípios brasileiros, se deve à vontade e a coragem de homens e mulheres ávidos por conquista de novos horizontes e por desbravar o desconhecido.

Nos idos de 1945, era o Senhor Batista Dolci proprietário de uma gleba de 500 alqueires de terras. Movido pelo desafio de conhecer algo mais além das fronteiras de sua propriedade, fez dela o seu ponto de partida, na época um pequeno aglomerado de casas de pau-a-pique e cujos primeiros moradores foram Domingos Rossi, Joaquim Vasconcelos, Francisco Galante, Amadeu Romanholi, José Francisco Dourado e o próprio Batista Dolci.

A expectativa e a possibilidade de uma vida melhor na promissora região não demoraram a concretizar-se e assim, outros moradores vieram se juntar àquele pequeno grupo.

Estaria lançada a semente que daria origem ao que hoje é Dolcinópolis.

Gentílico: dolcinopolense

Elevado à categoria de distrito por força da Lei nº 233, de 18 de fevereiro de 1958.

Com base na Lei nº 5.285, de 1º de janeiro de 1960, foi elevado à categoria de município.