Charqueada

História de Charqueada - SP

CHARQUEADASÃO PAULO
HISTÓRICO
O povoamento das terras situadas entre os rios Piracicaba e Corumbataí, onde hoje está localizado o Município de Charqueada, iniciou-se provavelmente nas fazendas de Luiz Antônio de Souza Barros, José Elias Pacheco Jordão e Elias Silveira Leite, em torno de 1859.

Contribuíram para o povoamento, muitas famílias de imigrantes Alemães, Italianos e Suíços, que se estabeleceram na agricultura, no comércio e na indústria.

Com a chegada dos trilhos da antiga Ituana e depois Estrada de Ferro Sorocabana, Luiz Antônio de Souza Barros construiu armazém e hospedaria junto a estação de parada, vendendo-os alguns anos após a Paulino Teixeira Escobar e os transferiu para Antônio Furlan.

Antônio Furlan, que é considerado o fundador de Charqueada, a partir de 1894, iniciou a construção de olaria, máquina para beneficiamento de café e arroz, de serraria, de hotel e farmácia, promovendo a vinda de novos moradores.

O fundador também instalou e manteve a primeira escola até 1907, quando a Prefeitura de Piracicaba assumiu o encargo. Em 1903, fez construir a 1º capela de Charqueada e mais tarde o terreno para construção da igreja Matriz e do cemitério foi doado por José Ferreira de Carvalho.

Em agosto de 1911, foi criado o Distrito de Paz e o Município instituído em janeiro de 1954.

O nome de Charqueada tem origem no fato de os primitivos caçadores da região prepararem a carne da caça em forma de charque para sua conservação.

GENTÍLICO: CHARQUEADENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação Xarqueada, por Lei Estadual no 1251, de 15 de agôsto de 1911, no Município de Piracicaba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no Município de Piracicaba
o Distrito de Xarqueada, figura no município de Piracicaba. Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura o Distrito
judiciário de Xarqueada no Município de Piracicaba.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito está grafado Charqueada e permanece no Município de Piracicaba.

No quadro fixado pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Distrito de Charqueada permanece no Município de Piracicaba, assim figurando no quadro fixado, pelo Decreto-lei nº 14334, de 30 de novembro de 1944, para vigorar em 1945-1948, e no fixado pela Lei nº 233, de 24-XII-48, para vigorar em 1949-53.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Charqueada, por Lei Estadual nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, desmembrado de Piracicaba. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1955.

Fixado o quadro territorial para vIgorar respectivamente no período de 1954-1958, o município é constituído do Distrito Sede.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, cria o Distrito de Paraisolândia e incorpora ao Município de Charqueada.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o Município de Charqueada é formado de 2 Distritos: Charqueada e Paraisolândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.