Cabrália Paulista

História de Cabrália Paulista - SP

CABRÁLIA PAULISTA SÃO PAULO
HISTÓRICO
O nascimento de Mirante, hoje Cabrália Paulista, teve sua origem quando as ferrovias Noroeste do Brasil e Paulista se emulavam pelo sertão, compreendido entre os rios Tietê e Paranapanema, rumo a oeste, para alcançar as barrancas do rio Paraná.

Frutos naturais do progresso das vias férreas, varias cidade foram surgindo ao longo dos trilhos, dando margem à colonização do lugar, foi então que, em 1915, Antônio Consalter Longo, proveniente de Agudos, radicou-se em vasta área de terras, à margem esquerda do rio Alambari, 42 km de Bauru, pertencente originalmente ao coronel Rodrigues Alves.

Antônio Consalter Longo, juntamente com Manoel Francisco Nascimento, doaram à Mítra Diocesana de Botucatu, uma área de vinte e dois Alqueires, onde foi criado o patrimônio de Mirante.

Em 1920, foi inaugurado uma capela em louvor ao Senhor Bom Jesus, passando o povoado, a partir dessa data, á denominação de patrimônio do Senhor do Bom Jesus do Mirante. O povoado foi crescendo ao lado da igreja e, no ano de 1922, tornou-se Distrito de Paz com o nome de Mirante, do Município de Piratininga.

O nome do Distrito foi alterado, em 1938, para Cabrália e posteriormente, Pirajaí. Voltou a adotar o Cabrália, acrescido de Paulista - Cabrália Paulista, quando foi elevado à categoria de Município, em 1948.

GENTÍLICO: CABRALIENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Mirante, por Lei no 1893, de 16 de dezembro de 1922, no Município de Piratininga.

Decreto-lei Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938 o Distrito de Mirante passou a denominar-se Cabrália
Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, altera a denominação do Distrito de Cabrália para Pirajaí.

Elevado à categoria de Município com denominação de Cabrália Paulista, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro 1948, desmembrado de Piratininga. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 27 de março de 1949.

Fixado o quadro territorial para vigorar no período de 1949-1953, o Município figura com o Distrito Sede.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.