Borborema

História de Borborema - SP

BORBOREMA SÃO PAULO
HISTÓRICO
Por iniciativa de Nicolau Pizzolante, José Claudino do Nascimento, Marcelino Braga, José Rosa da Silva, Pedro Passos e outros foi fundado, em 1902, o povoado de Fugidos e, após definir os limites da Fazenda Fugidos, o casal José Claudino do Nascimento doou, 1903, vinte alqueires de terras ao Patrimônio de São Sebastião dos Fugidos, padroeiro do povoado, onde ergueu-se uma capela.

O nome Fugidos foi adotado em extensão ao Ribeirão que corta a região, em cujas margens foram encontrados por antigos posseiros, três escravos fugidos do cativeiro.

Em 1909, com a criação do Distrito de Paz, o povoado passou a chamar-se Borborema, denominação essa dada por Nicolau Pizzolante, inspirada na informação de que essa palavra em indígena significava serra alta, apesar de não haver nas imediações nenhuma serra.

Criado o Distrito, a vila foi-se desenvolvendo e, em 1925, Borborema foi elevado à categoria de município, com território desmembrado de Itápolis.

Nessa época instalaram-se no município, as usinas de Beneficiamento Anderson Clayton & Ltda. e Usina Beatriz, dando grande impulso ao desenvolvimento de Borborema que, em 1938 recebeu os trilhos da Estrada de Ferro Dourado, posterior Companhia Paulista de Estrada de Ferro, hoje FEPASA.

A partir de 1941, com o declínio do algodão, as indústrias de beneficiamento retiraram-se do município, passando Borborema por grande decadência e êxodo de sua população. Somente voltou ao ritmo econômico normal a partir de 1948, quando foi incentivada a cultura cafeeira, hoje sua principal atividade econômica.

GENTÍLICO: BORBOREMENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Borborema, por Lei Estadual nº 1196, de 29 de dezembro de 1909, no Município de Itápolis.

Na divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Distrito de Borborema figura no Município de Itápolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Borborema, por Lei Estadual nº 2089, de 19 de dezembro de 1925, desmembrado de Itápolis. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou­se no dia 21 de março de 1926.

Segundo a divisão administrativa referente ao ano de 1933 e as territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, Borborema figura, unicamente, com o Distrito de Borborema.

Assim permanecendo nos quadros fixados pelos Decreto Estaduais de nos 9775, de 30 de novembro de 1938, e 14334, de 30 de novembro de 1944, para vigorarem, respectivamente, no qüinqüênio 1939­1943 e em 1945-1948.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.