Boituva

História de Boituva - SP

A área do município de Boituva era habitada antes do período da evolução progressista, alcançada no século XIX, por indígenas da tribo Guaianazes, nos arredores de Porto Feliz, e pelos índios Carijós, por Sorocaba.
Os índios chamavam o lugar de Boituva, que na língua Tupi Guarani significa "muitas cobras", devido ao grande número de espécies que havia no local.

O local considerado lindo, com belas colinas, clima agradável era considerado uma área livre de enchentes. Cultivavam-se tubérculo, milho e algodão e suas colinas não concentravam muitos indígenas devido ao grande número de serpentes que viviam nas proximidades.
Era uma região entre duas cidades muito importantes na época e a área pertencia aos dois municípios de Sorocaba e Porto Feliz.

Distrito criado com a denominação de Boituva pela Lei Estadual n.º 1.014, de 16-10- 1906, subordinado ao município de Porto Feliz.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Boituva figura no município de Porto Feliz. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-08-1936.

Elevado à categoria de município com a denominação de Boituva pela Lei Estadual n.º 3.045, de 06-09-1937, sendo desmembrado de Porto Feliz. Sede no antigo distrito de Boituva. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1938.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o município é constituído do distrito sede.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11- 1944, é criado o distrito de Iperó, com terras desmembradas do distrito de Boituva e Araçoiaba da Serra, e anexado ao município de Boituva.

Em divisão territorial datada de 01-07-1950 o município é constituído de 2 distritos: Boituva e Iperó. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960.

A Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, desmembra do município de Boituva o distrito de Iperó, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-12-1968 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.