Álvares Florence

São Paulo

História de Álvares Florence - SP

De acordo com a edição Rede Municipalista Expo Nacional dos Municípios, consta que lá pelos fins do século passado aportou nestas paragens o senhor Joaquim Pedro da Silva, que como possuinte abriu a primeira morada desta região, onde constituiu enorme família.

O pequeno lugarejo passou a ser conhecido como São João Batista do Marinheiro e um bom tempo se passou até que os moradores decidissem fazer um Terço que aconteceu em 24 de Junho de 1917; vale lembrar que no princípio devido a difícil penetração, o lugarejo era usado como esconderijo por indivíduos foragidos da justiça.

Em 1926, pela lei nº 2179, o povoado foi elevado a categoria de Distrito de Paz, criado no município de Tanabi, comarca de São José do Rio Preto e adotou-se o nome de Vila Monteiro, em homenagem ao Cel. Militão Alves Monteiro que era prefeito de Tanabi, e doador do patrimônio para formação da pequena vila.

Trava-se então a luta pela emancipação político-administrativa, formando-se uma comissão composta pelos seguintes senhores: Dr. João Carlos Miranda, Chafic Jorge Sarquis, João Soares, Eduardo Oliveira Portugal, Cassiano José Silva entre outros e depois de muitos tropeços, embaraços e desilusões conquistam a transformação do distrito em município.

O nome Álvares Florence, foi dado em homenagem ao já falecido presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na época.

Distrito criado com a denominação de Vila Monteiro, pela Lei Estadual n.º 2.179, de 29-12-1926, subordinado ao município de Tanabi, Comarca de São José do Rio Preto.

Pelo Decreto-lei Federal n.º 2.104, de 02-04-1940 e Decreto Estadual n.º 11.059, de 04-05-1940, o distrito de Vila Monteiro tomou o nome de Igapira.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 14.334, de 30-11-1944, o distrito de Igapira (ex-Vila Monteiro) foi transferido do município de Tanabi para o de Votuporanga.

Elevado à categoria de município com a denominação de Álvares Florence pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, desmembrado de Votuporanga. Sede no atual distrito de Álvares Florence (ex-Igapira). Constituído do distrito sede. Instalado em 10-04-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 3.198, de 25-12-1981, é criado o distrito de Boa Vista dos Andradas e anexado ao município de Álvares Florence.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Álvares Florence e Boa Vista dos Andradas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.