Adamantina

História de Adamantina - SP

Sua história está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que, em 1937, voltou sua atenção para a zona do espigão do Aguapeí-Peixe, reiniciando a colonização da região em continuidade ao processo que já havia começado no Estado. A partir de negociação entre a CAIC e a firma Boston Castle Company Limited, ficou estabelecido, então, que, em 1938, seria aberto um caminho na mata, aproveitando-se os trechos mais antigos.

Nesse mesmo ano, foi iniciada a abertura das estradas laterais de penetração e, sob a direção do engenheiro Alberto Aldwini, também a venda de terras. O plano de colonização da CAIC dividiu a gleba em pequenos lotes, eliminando o latifúndio e formando propriedades com área média de 10 alqueires, todas servidas por água e estradas.

O surto cafeeiro e a chegada da ferrovia com ponto final no município proporcionaram o rápido crescimento de Adamantina e da área que se estendia até o Rio Paraná, fazendo convergir para a região, passageiros e a produção agrícola.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Adamantina, pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, desmembrado de Lucélia. Sede no atual distrito de Adamantina (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Adamantina e Mariápolis. Instalado em 02-04-1949.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Adamantina e Mariópolis.

Pela Lei Estadual n.º 2.456, de 30-12-1953, é desmembrado do município de Adamantina o distrito de Mariápolis. Elevado a categoria de município.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município de Adamantina é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.