Timbó Grande

Santa Catarina

 

História de Timbó Grande - SC

Timbó Grande
Santa Catarina - SC



O povoamento de Timbó Grande teve início com a vinda das famílias Alves de Almeida, Castro, e Matos. Os primeiros habitantes do município foram os índios dos grupos Kaigangs, conhecidos como coroados e os Xoklengs, conhecidos como bugres ou botocudos. Esses índios viviam como nômades e moravam em choupanas de pau-a-pique, cobertas de palha. Ali alimentavam-se de caça, pesca e frutos da terra. Hoje, já não existem mais índios no município. Os primeiros imigrantes que vieram para a região foram italianos, alemães e famílias polonesas. O povo timbógrandense é uma mistura de várias raças, inclusive a indígena.

O nome do município originou-se devido a existência em grande quantidade de árvore Timbó, utilizada pelos índios em suas pescarias. A palavra "Grande" foi acrescentada para diferenciar este município do já existente próximo a Blumenau.

O primeiro professor da localidade foi Germano Alves de Almeida. Um dos fatos mais importantes na evolução histórica de Timbó Grande, e que marcou profundamente a vida de seu povo, foi a revolta do contestado. Os católicos da região que participaram das lutas foram chamados de jagunços. Um fato marcante aconteceu em 17 de dezembro de 1915, quando, em plena Guerra do Contestado, houve um ataque de jagunços na localidade há vários deles enterrados no cemitério Santa Maria.


Gentílico: timbógrandense

Formação Administrativa

O município de Timbó Grande foi criado em 26 de abril de 1989, depois de ser Distrito de Santa Cecília e Vila de Curitibanos. Foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 1990.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2019 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade