São João Batista

História de São João Batista - SC

São João Batista Santa Catarina - SC
:
O INÍCIO efetivo de seu povoamento data do século passado, levado a efeito, principalmente, por lusos - brasileiros. Houve no vale do Tijucas muitas concessão de sesmaria para estimular a fixação de habitantes.

Na exploração das terras da Foz do Tijucas até São João Batista, distinguiu-se João Melo e Alvin, engenheiro militar. Todavia, o progresso do Município, sem dúvida, se deve à indústria açucareira, instalada na região em 1944, por iniciativa de Valério Gomes e Benjamim Duarte da Silva.

São João batista foi criado em 1958, com terras desmembradas de Tijucas.

Gentílico: sãobatistense ou batistense

Formação Administratica:
Distrito criado com a denominação de São João Batista, pela lei provincial nº 90, de 19­04-1838, suboridinado ao município de Tijucas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São João Batista figura no município de Tijucas.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de São João Batista permanece no município de Tijucas.

Elevado à categoria de município com a denominação de São João batista, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Tijucas. Sede no antigo distrito de São João Batista. Constituído de 4 distritos: São João Batista, Boiteuxburgo, Major e Tijipió. Desmembrado de Tijucas. Instalado em 19-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: São João Batista, Boiteuxburgo, Major e Tijipió.

Pela lei estadual nº 756, de 03-10-1961, desmembra do município de São João Batista os distritos de Major Gercinio, ex-Major e Boiteuxburgo. Para formar o novo município de Major Gercinio.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: São João Batista e Tijipió.

Assim permanecendo em divisão territorial datad de 14-V-2001.