São Carlos

História de São Carlos - SC

São Carlos Santa Catarina SC
:
Esta teve início com a instalação de quatro colonos vindos do Vale do Taquari (RS), em 1927. Eles vieram atraídos pelas ofertas vantajosas para aquisição de terras férteis, oferecidas pela Companhia Territorial Sul Brasil. O núcleo inicial recebeu o nome de Porto dos Cantadores, que mais tarde foi substituído por São Carlos, numa carinhosa homenagem da população local ao engenheiro chefe da empresa de colonização, Dr. Carlos Culmey.

A par da preservação da língua materna, o alemão, os são -carlenses sempre se destacaram por sua forte religiosidade. Outrora pertencente ao vastíssimo município de Chapecó, São Carlos se emancipou no dia 21 de fevereiro der 1954. A vocação pelo trabalho agropastoril fez com que dessa atividade proviessem os principais recursos econômicos do município.

Mas o futuro preserva um espaço especial para o turismo, em função do incalculável potencial de suas águas minerais, que atraem milhares de turistas a cada ano, ressaltando-se as temporadas de verão. O empenho maior da administração municipal é dotar a cidade e o balneário de uma infra ­estrutura capaz de instalar bem os turistas que vêm das mais variadas procedências para beneficiarem-se das qualidades terapêuticas das águas minerais.

Gentílico: são-carlense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de São Carlos, ex-povoado território desmembrado os distrito de Passarinhos, pela lei estadual nº 238, de 1-12-1938, subordinado ao município de Chapecó.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Carlos figura no município de Chapecó.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São Carlos permanece no município de Chapecó.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Carlos, pela lei estadual nº 133, de 30-12-1953 desmembrado de Chapecó. Sede no antigo distrito de São Carlos. Constituído de 2 distritos: São Carlos e Saudade. Desmembrado de Chapecó. Instalado em 21-02-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: São Carlos e Saudade.

Pela lei municipal nº 30, de 12-05-1956, são criados os distritos de Pinhalzinho e Vila Modelo. Ambos desmembrados do distrito de Saudade e anexado ao município de São Carlos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: São Carlos, Pinhalzinho, Saudade e Vila Modelo.

Pela lei estadual nº 780, de 07-12-1961, desmembra do município de São Carlos os distritos Modêlo ex-Vila Modelo, Pinhalzinho e Saudades. Todos elevados à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.