Aspásia

História de Aspásia - SP

O município de Aspásia formou-se na fazenda Córrego Cascavel, em terras do município de Urânia, pertencente a Leobino Tavares e Melchiades José de Matos. A colonização daquelas terras começou em 1946, com os pioneiros Mário Scapim e Rino Scapim.

Novas famílias continuaram chegando até que, no final de 1959, chegou a família de José dos Santos, considerado o fundador do povoado. Ele adquiriu oito alqueires e iniciou de imediato o loteamento do local onde se formou o distrito de Aspásia, que recebeu esse nome em homenagem a uma de suas filhas.

Tornou-se distrito em 28 de fevereiro de 1964, com sede na vila do mesmo nome, em terras do município de Urânia. Seu território foi desmembrado desse mesmo município e dos distritos de Santa Rita dOeste, Santana da Ponte Pensa e do município de Santa Fé do Sul. Foi elevado à condição de município somente em 30 de dezembro de 1991.

Distrito criado com a denominação de Aspásia, pela Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, criado com território desmembrado dos distritos de Santa Rita dOeste e Santana da Ponte Pensa do município de Santa Fé do Sul, subordinado ao município de Urânia.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Aspásia figura no município Urânia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aspásia, pela Lei n.º 7.644, de 30-12-1991, desmembrado de Urânia. Sede no antigo distrito de Aspásia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.