Rio Dos Cedros

História de Rio Dos Cedros - SC

Rio dos Cedros
Santa Catarina — SC

Rio dos Cedros, antes do inicio da colonização trentina de 1875 e 1876, era uma vasta floresta inexplorada, recortada por um grande número de córregos, afluentes do mesmo rio. O nome desse rio aparece desde 1863, quando um grupo de desbravadores dos sertões de Blumenau, chefiados por August Wunderwald, indivíduo estudado e verdadeiro bandeirante de toda a região, subia pelo Rio Itajaí-Açu, de canoa, entrando em seguida pelos Rios Cedros e Benedito.

Devido a grande quantidade de cedros, madeira preciosa de lei, existente na barra dos dois rios, deu a um deles esse nome, o outro riu recebe o nome de Benedito, provavelmente por existir um morador, chamado Benedito que teria chego antes da imigração.

A primeira exploração do Rio dos Cedros, desde a barra com o rio Benedito foi realizada, portanto, numa viagem de canoa por aqueles destemidos homens, que penetraram com fui dificuldade rio acima, num percurso de 15 Km. Depois voltaram para trás, na impossibilidade de avançar, por causa do rio se tornar impraticável a canoa e pela escassez de alimentos.

Aquele grupo descobriu, entretanto, que a região vista do alto de um morro era muito extensa e fértil. Perceberam também que, para além das montanhas que circulavam o vale, poderia existir um grande planalto, o que realmente se verificou mais tarde.

Em 1875 chegaram os imigrantes italianos, seguidos por imigrantes alemães, poloneses e russos.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Timbó o distrito de Encruzilhada.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Arrozeira permanece no município de Timbó.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rio dos Cedros, pela Lei Estadual n.º 793, de 19-12-1961, desmembrado Timbó. Sede no antigo distrito de Arrozeira, atual Rio dos Cedros. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1961.

Pela Lei Estadual n.º 794, de 19-12-1961, é criado o distrito de Cedro Alto e anexado ao município de Rio dos Cedros.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído de 2 distritos: Rio do Cedro e Cedro Alto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alterações Toponímicas Distritais

Encruzilhada para Arrozeira alterado, pelo Decreto-lei n.º 941, de 31-12-1943.

Arrozeira para Rio dos Cedros alterado, pela Lei Estadual n.º 793, de 19-12-1961.