Ponte Alta Do Norte

História de Ponte Alta Do Norte - SC

Ponte Alta do Norte
Santa Catarina - SC

O povoamento da região onde se encontra Ponte Alta do Norte começou no início do século XX, com os caboclos e jagunços que lutaram na Guerra do Contestado.

Mais tarde, por volta de 1924, chegaram famílias de imigrantes italianos, interessados nas terras férteis, baratas e com madeira abundante. A madeira extraída da região durante as décadas de 1950 e 1960 ajudou a erguer Brasília.

Distrito criado com a denominação de Ponte Alta do Norte, ex-povoado, pela Lei Municipal n.º 2, de 06-11-1958, subordinado do município de Curitibanos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Ponte Alta do Norte figura no município de Curitibanos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ponta Alta do Norte, pela Lei Estadual n.º 8.554, de 30-03-1992, desmembrado de Curitibanos. Sede no antigo distrito de Ponta Alta do Norte. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.