Pedras Grandes

Santa Catarina

História de Pedras Grandes - SC

PEDRAS GRANDES
Pedras Grandes é colonizada por Italianos, que a princípio chegaram em Laguna por meio do Porto. De barcaças subiram o rio Tubarão e seguiram até Pedras Grandes carregando nos ombros suas bagagens e sonhos. Através de picadas abertas, chegarão ao seu destino.

Construiram barracas cobertas de folhas e palhas, casas de pau-à-pique, madeira, pedras e tijolos, rodas d`agua nas serrarias, nos moinhos, nas ferrarias e nos engenhos. Plantaram a videira e fizeram o vinho. Esse foi o caminho dos velhos colonizadores.

Com o descobrimento do carvão, surge então a estrada de ferro, logo a estrada de ferro gerou á seus habitantes riquezas e o desenvolvimento regional assim Pedras Grandes tornou-se um grande centro de embarque e desembarque de passageiros. Com a desativação da estrada de ferro a cidade enfretou dificuldades aos poucos superadas.

Em 1888, Pedras Grandes passou a ser distrito e, em 1961 tornou-se então municipio. Hoje a cidade reescreve sua história, preservando sua identidade italiana através da cultura, arquitetura, dança jogo de moura, bocha, produção de vinho e na gastronomia.