Otacílio Costa

História de Otacílio Costa - SC

O Município de Otacílio Costa, originou-se de desmembramento do município mãe, Lages.

Na antiga estrada que ligava Lages a Curitibanos foi erguido um galpão para pernoite e descanso de tropeiros. O local ficou conhecido como "Encruzilhada". Mais tarde, a existência de um botequim, sempre pintado de branco, deu origem ao nome de Casa Branca.

Com a chegada de Fazendeiros e a aquisição de grandes áreas de terras, a região evoluiu rapidamente. N entanto, a maioria das propriedades eram de Otacílio Vieira da Costa, político militante que atuou na vida pública desde os 16 anos.

A localidade passou à categoria de Distrito em 1959, por proposta do vereador Dorvalino Furtado. Nesse momento recebeu a denominação de Otacílio Costa, em homenagem ao ilustre político.

Pela lei 6.059 de 10 de maio de 1982, foi criado o município de Otacílio Costa, desmembrado de Lages.

O município possui a maior densidade de florestas exóticas do País (pinus).

A economia é sustentada pela indústria do papel.