Novo Horizonte

História de Novo Horizonte - SC

Novo Horizonte
Santa Catarina - SC

A colonização das terras de Novo Horizonte teve início em meados deste século, quando Ernesto Bertaso obteve uma vasta concessão de terras e começou a comercializá-las através da empresa Colonizadora Saudades.

Em 1946, foi construído um barracão de madeira de bracatinga, para abrigar os demarcadores de terras e os colonizadores que chegavam para ocupar as referidas terras.

Nesta época, Novo Horizonte era chamada de Pito Aceso, devido às tropas que passavam por esta localidade, com gado vindo do Rio Grande do Sul até os campos de Palmas, e perto do atual campo de futebol de Novo Horizonte, tropeiros pernoitavam em uma pensão na beira da estrada, onde se realizavam bailes regularmente. Como era de costume, os caboclos dançavam com o palheiro na boca (cigarro feito de palha), e quando estes tropeiros eram indagados onde passavam a noite, respondiam: passamos a noite lá no Pito Aceso. Mais tarde, chamou-se Santa Lúcia, numa homenagem à Santa. Mais tarde, com a criação do distrito, por iniciativa de moradores, oriundos de Lauro Muller, onde existia um lugarejo com o nome de Novo Horizonte, trocaram o nome de Santa Lúcia para Novo Horizonte.

A origem étnica predominante é italiana. A procedência é, em sua parte, do Rio Grande do Sul e, em menor número do litoral catarinense.

Emancipação do território do distrito foi apenas parcial por não ter a Comissão Emancipacionista recebido a adesão Prata, Ouro Verde, Planalto e Linha Giordani, que optaram por permanecerem integrados à área territorial de São Lourenço d´Oeste.

Distrito criado com a denominação de Novo Horizonte, pela Lei Estadual n.º 755, de 25-09-1961, subordinado ao município de São Lourenço d′Oeste.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Novo Horizonte figura no município de São Lourenço d′Oeste.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Horizonte, pela Lei Estadual n.º 8.530, de 26-09-1991, desmembrado de São Lourenço d′Oeste. Sede no antigo distrito de Novo Horizonte. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.