Nova Itaberaba

História de Nova Itaberaba - SC

A Colonização de NOVA ITABERABA teve seu inicio na década de Trinta, com a Migração de Caboclos do RIO GRANDE DO SUL e OESTE DE SANTA CATARINA. As famílias aos poucos foram se instalando e ainda em 1930 foi criada a VILA SÃO JOÃO. A Colonização foi então acontecendo. As Terras pertenciam ao Estado, portanto não houve interferência das Colonizadoras.A designação de VILA SÃO JOÃO,permaneceu até a década de 40, quando passou a denominar-se de SEDE VELHA para distingui-la da SEDE NOVA, que foi criada logo após a chegada de novos Agentes Colonizadores.Esses Agentes trazem um Considerável contingente de Agricultores de Origem Européia.Com a demarcação da Praça para construção da Igreja constituiram uma outra Sede que passou a ser chamada de SEDE NOVA por alguns e de SEDE PATUSSI por outros.Em torno dessa última nucleação, as margens do Rio Pinheiro, em 10 de Agosto de 1956, aprovou-se a Criação como Distrito de Chapecó, conforme resolução número 03/56,da Câmara Municipal de Chapecó,publicada no Jornal A VOZ DE Chapecó.agora com a Denominação de ITABERABA,que na Língua GUARANY significa PEDRA BRILHANTE(ITA=Pedra)(BERABA=(Brilhante), fazendo referência ao quartzo ametista que havia em grande quantidade no local.Naquela época a principal atividade econômica foi a extração de Madeira para o Comércio.Gradualmente as atividades agrícolas e pecuárias foram inseridas iniciando a diversidade comercial.Pela Lei número 287, de 27 de Junho de 1957, a Assembléia Legislativa do Estado aprovou a Criação oficial do Distrito.Quase trinta anos depois, a População Itaberabense manifestou o desejo de Emancipar-se de Chapecó.Segundo consta na Documentação anexada ao Processo de emancipação,emcaminhado pelo Presidente da Comissão pró-emancipação do município de nova itaberaba, em março de 1988, a emancipação era fortemente almejada,tendo potencial,vitalidade econômica e infra-estrutura, sendo que em 31 de março de 1991, realizou-se plebiscito que comprovou a intenção dos Moradores em ter a sua indendência.Ja em 26 de Setembro do mesmo ano,, pela Lei Estadual número 8.354, Santa Catarina passou a contar com mais um Município agora denominado NOVA ITABERABA. A Primeira eleição ocorreu em Outubro de 1992, e em Janeiro de 1993 é empossada a Primeira Administração do Município.