Salgadinho

Paraíba

História de Salgadinho - PB

Salgadinho Paraíba - PB

Datam ainda do século passado os primeiros movimentos que deram origem do atual município de Salgadinho. Produtores e comerciantes procedentes do Vale do Piancó e do Alto Sertão, em demanda à João Pessoa e Campina Grande, viajando montado em animais e transportando algodão, acampavam ao pé da serra da Viração para sua pousada. O mesmo faziam de regresso levando cereais. Cavavam poços a procura de água, que se apresentava com acentuado gosto de sal.

Daí a origem do topônimo Salgadinho. Um antigo proprietário das terras onde está encravado o município, Domingos Pascoal, construiu a primeira casa do povoado, onde exatamente hoje está o antigo prédio da Prefeitura Municipal. Logo depois foi instalada um feira, para onde acorria grande número de moradores da região, inclusive de Taperoá. O Sr. Marcolino Guimarães foi o segundo a construir a residência no lugar. A povoação foi crescendo e, a todo instante, chegavam moradores.

O movimente emancipacionista foi liderado pelos Srs. Cícero José Maciel, José Morais da Silva, José Bezerra e Maria, Pedro Leite da Nóbrega, Joaquim Marcolino Guimarães e Felizardo Trindade de Fiqueredo. A lei nº 2.676 de 22 de dezembro de 1961 concedeu a sua autonomia política. O município foi instalado oficialmente a 30 de dezembro do mesmo ano, com território desmembradode Patos. É constituído por dois povoado, Serraria e São José da Batalha e um único distrito, o da Sede.

Gentílico: salgadinhense

Distrito criado com a denominação de Salgadinho ex-povoado, pelo decreto-lei estadual nº 318, de 07-01-1949, criado com terras do distrito de Passagem ex-Espinharas, subordinado ao município de Patos.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Salgadinho, figura no município de Patos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Salgadinho, pela lei estadual nº 2676, de 22-12-1961, desmembrado de Patos. Sede no antigo distrito de Salgadinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-02-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.