Marema

História de Marema - SC

EM 1940, Gaúchos, descendentes de Imigrantes Italianos, oriundos dos Municípios de ERECHIM,GUAPORÉ e NOVA PRATA,chegaram á Região de MAREMA, para Explorar a Madeira Nativa,extremamente abundante na época. O Local lembrava os Pântanos da ÍTALIA, Chamados de MAREMMA.Vem daí o nome do Município.Quando era Distrito, chegou a se chamar MARRECAS, mas por haver outras localidades com a mesma denominação, o lugar foi Batizado MAREMA.Mais tarde chegaram, também oriundas do Rio Grande Do Sul, famílias de descendentes de Alemães e Poloneses. Os primeiros habitantes do núcleo foram JOSÉ RECK, ALFREDO MAYER,ANDRÉ LUNARDI e MARCELINO LUNARDI,que se dedicavam à Agricultura e Pecuária, de modo especial a SUINOCULTURA.ORIGEM DO NOME: ORIGINOU-SE PORQUE ENCONTRARAM UMA CONCENTRAÇÃO MUITO GRANDE DE BANHADOS,POVOADOS DE MARECAS,SURGINDO A PRIMEIRA DENOMINAÇÃO DA LOCALIDADE.HÀ DUAS VERSÕES SOBRE A ATUAL DENOMINAÇÃO: A PRIMEIRA SE REFERE À VARIAÇÃO DO USO E PRONÚNCIA DO NOME E ACABOU SE TRANSFORMANDO EM MAREMA. A OUTRA, A MAIS PROVÁVEL É QUE HAVIA CONFUSÃO, ESPECIALMENTE NA CORRESPONDÊNCIA POSTAL, COM O PRIMEIRO NOME DE OUTRO MUNICÍPIO DO PARANÁ,HOJE FRANCISCO BELTÃO QUE ERA MARECAS.