Lindóia Do Sul

História de Lindóia Do Sul - SC

Lindóia do Sul
Santa Catarina — SC

Em 1940, um grupo de imigrantes italianos chegou à região onde se localiza o município de Lindóia do Sul em busca de terras férteis para plantar.

Ao avistarem o Rio Engano, em forma de serpente, entre as matas verdejantes do vale, os desbravadores teriam exclamado: ″Lindo! Olha!″ — daí o nome da cidade.

A região tinha madeira abundante e a sua extração, ao lado da agricultura, tornou-se a principal atividade econômica à época. Lindóia do Sul foi distrito de Concórdia e emancipou-se em 1990.

Distrito criado com a denominação de Lindóia ex-localidade, desmembrado do distrito de Ipumirim, subordinado no município de Concórdia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Lindóia figura no município de Concórdia.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lindóia do Sul, pela Lei Estadual n.º 7.578, de 26-04-1989, desmembrado de Concórdia e Irani. Sede no antigo distrito de Lindóia atual Lindóia do Sul. Constituído do distrito sede. Formado com área do distrito de Lindóia e da localidade de Costa da Anta do município Irani. Instalado em 01-01-1990.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alteração Toponímica Distrital

Lindóia para Lindóia do Sul alterado, pela Lei Estadual n.º 7.578, de 26-04-1989.