Jupiá

História de Jupiá - SC

Jupiá
Santa Catarina - SC

Por volta de 1953, João Nichetti com seus filhos Rovilio e Elizio Nichetti, migrantes de origem italiana vindos Rio Grande do Sul, foram os primeiros colonizadores a chegarem até a fazenda São Bento da Saudade (antigo nome de Jupiá). Estes imigrantes vieram em busca de novas terras, que estavam sendo desbravadas pela Colonizadora Hack.

Nesta mesma época também chegaram as famílias Acorsi, Cividini, Amadore, Montemezzo e Spinello.

O topônimo é de origem indígena e significa redemoinho de água.

Distrito criado com a denominação de Jupiá pela Lei Municipal n.º 70, de 16-08-1958, desmembrado do distrito de São Domingos, subordinado ao município de Xaxim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Jupiá figura no município de Xaxim.

Pela Lei Estadual n.º 864, de 14-12-1962, transfere o distrito de Jupiá do município de Xaxim para o de Galvão.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Jupiá figura no município de Galvão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jupiá, pela Lei Estadual n.º 9.890, de 19-07-1995, desmembrado de Galvão. Sede no antigo distrito de Jupiá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Assim permanecendo em divisão territorial datada em 1-VI-1995.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.