Irati

História de Irati - SC

Irati
Santa Catarina - SC

O município de Irati teve o início de sua colonização em 1946, na antiga Barra Grande, com a chegada de um grupo de desbravadores, sendo que as terras eram de propriedade de João Beux Sobrinho e Wili Hach, oriundos do rio Grande do Sul e litoral do Estado de Santa Catarina.

Eram famílias pioneiras em busca de novas terras devido à concentração populacional no município de origem e a improdutividade das terras para o cultivo advindo da erosão constante e não correção do solo. Entre eles destacavam-se as famílias de João Hunjas, Ernesto Canalli e Carlos Ianes.

O topônimo é de origem indígena e significa mel em quantidade.

Distrito criado com a denominação de Irati ex-Barra Grande.

Pela Lei Estadual n.º 1.018, de 13-04-1965, subordinado ao município de Quilombo.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Irati figura no município de Quilombo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Irati, pela Lei Estadual n.º 8.529, de 09-01-1992, desmembrado de Quilombo. Sede no antigo distrito de Irati. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1998, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.