Iporã Do Oeste

História de Iporã Do Oeste - SC

Iporã do Oeste Santa Catarina - SC
:
O nome inicial era Pinhal, pois ali se encontrava grandes áreas de mata de pinheiros, espécie araucária. O plano colonizador projetava uma colonização teuto-evangélica, através de Porto Feliz. Mas com o início da colonização de Porto Novo chegaram os teuto-católicos,
o que fez a população constituir-se por imigrantes evangélicos e católicos, descendentes principalmente de origem étnica alemã e italiana e, em menor proporção, por russos ­ucranianos.

O principal fator econômico que motivou a imigração foi a extração da madeira de lei, abundante na região e, paralelamente, a atividade agropecuária, a nível de subsistência, que foi se desenvolvendo e formando uma das principais bases econômicas do município.

As primeiras famílias chegaram no ano de 1926, vindos por Porto Feliz, costeando o Rio das Antas, Lajú, Pirajú a Pinhal, uma estrada ( picada ) sofrível, chegando pôr primeiro a família do Senhor Cristiano Wandscheer, natural da Holanda, seguindo dos Senhores: Luiz Edvino Klaesner, Eduardo Gustavo Fetter, Walter Horst, Reinoldo Wandscheer, Horacildo Giodani e João Nottar.

Em 1929 com a chegada do Governador do Estado, Senhor Adolfo Konder, iniciou-se a construção da estrada cordilheira - Porto Feliz a Dionísio Cerqueira, passando pôr Alto Tigre e São Lourenço, que chegou a ser concluída até Pinhal em 1930, a qual foi dirigida por Primo Teston.

Iporã se desenvolveu de uma forma muito progressiva. Sentia-se no movimento da comunidade que o povo buscava algo a mais, cujo desejo era a sua emancipação política administrativa. O primeiro processo de emancipação do distrito iniciou-se em 1967 sem grande êxito. Outros movimentos e tentativas em duas ou três vezes também foram sufocadas, devido a grande oposição de pessoas não comprometidas com o povo de Iporã, mas foi a semente que começou a frutificar a partir de 1984.

Iporã foi uma comunidade cujo povo sempre sentia a necessidade de prosperar e desenvolver, o qual foi comprovado pelo trabalho pioneiro da região extremo - oeste que os lideres realizaram na organização da Faic ( Feira agropecuária, industrial e comercial ) em 1972.

Gentílico: iporã-oestino

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Iporã, pela lei municipal nº 3, de 09-05-1956, subordinado ao município de Mondaí. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Iporã figura no município de Mondaí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983 (suplemento). Elevado à categoria de município com a denominação de Iporã do Oeste, pela lei estadual nº 1098, de 04-01-1988, desmembrado de Mondaí. Sede no antigo distrito de Iporã.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989. A execução dessa lei esteve suspensa
pela medida cautelar nº 1563, de 15-07-1988, até o definitivo julgamento da representação. Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.