Governador Celso Ramos

História de Governador Celso Ramos - SC

Governador Celso Ramos
Santa Catarina - SC

Em meados de 1500, alguns vicentistas chegaram às terras do município pela primeira vez. Por volta do ano de 1745 colonizadores vindos das Ilhas dos Açores e da Madeira aqui se instalaram. Com a vindas de outros portugueses, instalaram-se novos povoados a partir de 1747, na qual podemos destacar: Fazenda da Armação, Costeira da Armação, Palmas, Canto e Ganchos e outros no litoral catarinense.

O núcleo inicial foi Armação da Piedade, fundado pelos portugueses atraídos pela pesca da baleia Como o local não oferecia condições para se ampliar, transferiram-se para o lugar denominado Ganchos, onde se acha a sede Municipal, aproximadamente oito quilômetros do primitivo.

Gentílico:

O distrito foi criado com a denominação de Ganchos pela lei municipal nº 119, de 28/10/1918, subordinado ao município de Biguaçu. Permaneceu como distrito de Biguaçu até a divisão administrativa de 1948.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Ganchos, pela lei estadual nº 929, de 06/11/1963.

Pela lei estadual nº 1065, de 12/05/1967, o município de Ganchos passou a denominar-se Governador Celso Ramos.

Em divisão territorial datada de 1963, o município já denominado Governador Celso Ramos é constituído de distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.