Chapadão Do Lageado

História de Chapadão Do Lageado - SC

Chapadão do Lageado

:
Por volta de 1922, pioneiros de diversas regiões do Estado de Santa Catarina, principalmente dos municípios de Tubarão, Braço do Norte, Angelina, São José, Bom Retiro e Urubici, subiram de cargueiro a serra do Rio Lageado colonizando a região, trabalhando na agricultura, no cultivo da mandioca e do milho. A maioria de origem germânica denominou o lugar com o nome de Chapadão do Lageado. Lageado por haver muitas lajes no rio e Chapadão por estar situado na parte alta do Rio Lageado.

A Lei Municipal de Ituporanga nº 1022 de 19-08-1986, criou o distrito de Rio dos Bugres com sede na vila de Chapadão do Lageado. Homologada pela Assembléia legislativa do Estado de Santa Catarina Lei nº 7096 de 20-10-1987. Através da Lei Estadual nº 9.980, de 29-11-1995, foi criado o município de Chapadão do Lageado. Sua instalação ocorreu em 01-01-1997.

Gentílico: Lageadense
Comarca: Ituporanga