Celso Ramos

História de Celso Ramos - SC

Celso Ramos
Santa Catarina - SC

Em 1934 chegaram as primeiras familías que construíram uma casa e deram o nome de Acampamento, próximo a região onde hoje se encontra o município.

Estas famílias foram: Ernesto Comim, Ricieri Comim e Francisco Grassi, João Ambrósio, Máximo Ambrósio, Almarino Suppi, Angelo Primo Grassi.

Em 25 de janeiro de 1936 foi construída a primeira capela, passando a ser chamada de Capela São Paulo Apóstolo, que deu o nome à localidade de Colônia São Paulo. As dificuldades eram muitas, principalmente no abastecimento de viveres. Mas, com o passar dos tempos foram superadas.

A colonização se deu em 1936, quando foram sendo adquiridas as primeiras áreas de terras. Ano em que outros moradores, parentes dos aqui existentes, partiram de suas terras de origem, Criciúma, Urussanga e de suas adjacências que vieram em busca de melhores condições de vida pois, dizia-se que a terra era próspera.

Em 1939, um número maior de família deixaram suas origens e vieram em busca de riqueza. Nesta época chega ao núcleo urbano a estrada estadual.

Distrito criado com a denominação de Celso Ramos, pela Lei Municipal n.º 145, de 14-11-1957, desmembrado do distrito de Anita Garibaldi, subordinado ao município de Lages.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Celso Ramos figura no município de Lages.

Pela Lei Estadual n.º 730, de 17-07-1961, transfere o distrito de Celso Ramos do município de Lages para o novo município de Anita Garibaldi.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Celso Ramos figura no município de Anita Garibaldi.

Elevado à categoria de município com a denominação de Celso Ramos, pela Lei Estadual n.º 7.585, de 26-04-1989, desmembrado de Anita Garibaldi. Sede no antigo distrito de Celso Ramos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1990.

Em divisão territorial datada de 1-06-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.