Campo Erê

História de Campo Erê - SC

Campo Erê
Santa Catarina - SC

Os índios Kaigangs fundaram a Taba do Erê foram os primeiros habitantes do município. Em razão de conflitos entre os caciques Condá e Ferrari surgiram "Os muros", marco histórico onde muitas lutas foram travadas entre eles, e estes muros serviram para abrigar também os Jesuítas no século XVI sendo mais tarde utilizados como pontos de referência dos Bandeirantes que por aqui trafegavam até o século XIX.

Distrito criado com a denominação de Campo Erê, pela Lei Municipal n.º 2, de 22-12-1917, subordinado ao município de Chapecó.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Campo Erê figura no município de Chapecó.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campo Erê, pela Lei Estadual n.º 348, de 21-06-1958, desmembrado de Chapecó. Sede no antigo distrito de Campo Erê. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 92, de 03-06-1986, é criado o distrito de Santa Terezinha do Progresso e anexado ao município de Campo Erê.

Pela Lei Municipal n.º 497, de 14-04-1991, é criado o distrito de São Sebastião do Saltinho e anexado ao município de Campo Erê.

Pela Lei Municipal n.º 567, de 11-05-1992, é criado o distrito de São Bernardino e anexado ao município de Campo Erê.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 4 distritos: Campo Erê, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino e São Sebastião do Saltinho.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.