Braço Do Trombudo

Santa Catarina

 

História de Braço Do Trombudo - SC

Braço do Trombudo Santa Catarina - SC
Hstórico:
Entre os anos de 1920 e 1921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros que se deslocaram de Blumenau e regiões vizinhas se aventurando a subir as margens do rio Itajaí-Açu, procediam das mais diversas regiões da Alemanha. As primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas.

Nesta época, já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos km 10, km 15, km 20, Serril.

Nome Trombudo originou-se do fato de que na região existiam muitas antas, cujas trombas, associadas ao formato do leito do rio que, em suas descidas formava imensa trombas, e pelo fato de que os colonos baseavam-se em fatos da natureza para denominar novos lugares, surgiam daí nomes como Barra do Trombudo Central, Trombudo Alto (Agrolânbdia) e Braço do Trombudo.

Gentílico: braço trombudense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Braço do Trombudo, pela lei municipal nº 301, de 01-05-1957, desmembrado do distrito de Trombudo Central, subordinado ao município Rio do Sul.

Pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, transfere o distrito de Braço do Trombudo do município do Rio do Sul. Para o novo município de Trombudo Central.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Trombudo Central.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Braço do Trombudo, pela lei estadual nº 8355, de 26-09-1991, desmembrado de Trombudo Central. Sede no antigo distrito de Braço do Trombudo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.


Transferência distrital
Pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, transfere o distrito de Braço do Trombudo do município de Rio do Sul para o de Trombudo Central.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2019 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade