Anita Garibaldi

História de Anita Garibaldi - SC

Anita Garibaldi Santa Catarina - SC
:
Existem diversas versões quanto à história e à origem da localidade. Em 1800, registrou-se a passagem de povoadores paulistas e gaúchos. Em 1825, surgiram os tropeiros que acampavam no local onde hoje se situa a Prefeitura do Município. Ali eram efetuadas trocas de equínos entre José Maria Antunes e o primeiro morador, o criador Manoel Ribeiro, ficando o lugar conhecido como Rincão dos Baguais.

Em 1900, chegaram famílias italianas que desbravaram as matas para o desenvolvimento da agricultura. Dentre elas destacaram-se as de Paulino Granzotto, Eduardo Salmória, Luiz Gracietti e Joaquim Fermino Varela.

Em 1905, surgiu o primeiro estabelecimento comercial e foi construída uma escola tendo como primeiro professor Bradamante Salmória.

O nome do município lembra a passagem de Anita Garibaldi, pela localidade de Curitibanos. Após batalha, estava Anita Garibaldi, cognominada heroína de Dois Mundos, à procura de seu marido, Giuseppe Garibaldi, quando foi presa pelos inimigos. Entregue a dois milicianos, consegue fugir e embrenhar-se nas matas, ocasião em que passou pelo local mais tarde denominado Anita Garibaldi em homenagem à sua bravura, marco no cenário político do Estado de Santa Catarina.

Gentílico: anita-garibaldense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Anita Garibaldi, pela lei estadual nº 1648, de 03-10-1929, desmembrado do distrito de São Francisco do Cerro Negro, subordinado ao município de Lajes.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Anita Garibaldi figura no município de Lajes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Anita Garibaldi, pela lei estadual nº 730, de 17-07-1961, desmembrado de Lajes. Sede no antigo distrito de Anita Garibaldi. Constituído de 2 distritos: Anita Garibaldi e Celso Ramos, desmembrado de Lajes. Instalado em 04-11-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Anita Garibaldi e Celso Ramos.

Pela lei estadual nº 1025, de 25-06-1965, é criado o distrito de Lagoa da Estiva.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Anita Garibaldi, Celso Ramos e Lagoa da Estiva.

Pela lei estadual nº 7585, de 26-04-1989, desmembra do município de Anita Garibaldi
o distrito de Celso Ramos. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Anita Garibaldi e Lagoa da Estiva.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Padroeira do município: Santa Bárbara.

Eventos: Festa do Motorista, Festa do Colono e Festa da Jabuticaba